O seu maior medo é ...

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Características do pensamento filósofico

Características do pensamento filosófico
Em primeiro lugar, vamos estabelecer o que é a reflexão. Refletir é pensar, considerar cuidadosamente o que já foi pensado. Como um espelho que reflete a nossa imagem, a reflexão do filósofo deixa ver, revela, mostra, traduz os valores envolvidos nos acontecimentos e nas ações humanas.
a) radical, ou seja, ir até a raiz dos acontecimentos, aos seus fundamentos; à origem, não só cronológica, mas no sentido de encontrar os valores originais que possibilitaram o fato. A reflexão filosófica, portanto, é uma reflexão em profundidade.

b) rigorosa, isto é, seguir um método adequado ao objeto em estudo, com todo rigor, colocando em questão as respostas mais superficiais, comuns à sabedoria popular e a algumas generalidades cientificas apressadas.

c) de conjunto, pois, a filosofia não considera os problemas isoladamente,mas dentro de um conjunto de fatos, fatores e valores que estão relacionados entre si. A reflexão filosófica contextualiza os problemas tanto verticalmente, dentro do desenvolvimento histórico, quanto horizontalmente, relacionando-os a outros aspectos da situação da época.

9 comentários:

Anônimo disse...

Vamos fazer um 2009 para ficar na história!

Anônimo disse...

Legal ;D

Anônimo disse...

Aqui só tem Anônimos... os alunos não querem dizer quem são não??
Beijo para o professor Paulo que fez esse blog legal,mas na minha opinião poderia colocar uns jogos ou uns bichinhos p/ deixar legal.

Anônimo disse...

Legal ;D (2)

Anônimo disse...

Legal ;D (3)

Anônimo disse...

Legal ;D (4)

Anônimo disse...

Legal ;D (5)

Robinson disse...

Legal me deu a maior força valeu mesmo

Robinson disse...

Legal me deu a maior força valeu mesmo