O seu maior medo é ...

domingo, 16 de agosto de 2009

Sociologia 1 ano "Caminho das índias"

Atenção 1 anos


Conteúdo: Estratificação social.








Aproveitanto o folhetim "global" vamos conhecer um pouco mais sobre a sociedade indiana.


O que é a sociedade de castas que existe na Índia?
fonte: por Roberto Navarro


O mais correto é perguntar "o que eram" as castas, pois elas foram extintas por lei no fim da década de 1940, depois que a Índia tornou-se independente. As castas eram um sistema de organização social que classificava as pessoas segundo a cor da pele e o grupo em que nasciam.
Acredita-se que as castas apareceram cerca de 3 500 anos atrás, quando o povo ariano chegou ao que hoje é a Índia. A primeira menção escrita às castas aparece num livro sagrado hindu, as Leis de Manu, possivelmente escrito entre 600 a.C. e 250 a.C. "Ali, define-se casta como um grupo social hereditário, onde as pessoas só podem casar-se com pessoas do próprio grupo, e que determina também sua profissão, hábitos alimentares, vestuário e outras coisas, induzindo à formação de uma sociedade sem mobilidade social", diz o historiador Ney Vilela, da Unesp de Bauru (SP).
Com o tempo, estabeleceram-se quatro castas principais e também os párias ou "intocáveis", que não pertenciam a nenhuma casta e eram os mais oprimidos do sistema (veja abaixo). A oposição humanista nos séculos 19 e 20 derrubou esse sistema injusto, que mesmo extinto ainda influencia a sociedade do país.





Leia mais em http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/pergunta_287754.shtml

Nenhum comentário: