Três dilemas morais.
Dilema um
Um trem está vindo pelos trilhos e você é o maquinista dele. Na tua frente, há um grupo de cinco pessoas em cima dos trilhos. Não há tempo de avisá-las que o trem está vindo, nem há tempo de pará-lo. Mas há uma bifurcação logo à frente e é possível desviar o trem. O problema é que há uma pessoa nos trilhos desta bifurcação.
E agora? É moralmente correto sacrificar a vida de uma pessoa para salvar a vida de outras cinco?
Dilema dois
Imagine agora um trem vindo pelos trilhos, mas desta vez tu não é o maquinista. Novamente, há cinco pessoas nos trilhos. Há uma plataforma entre o trem e as cinco pessoas. Nesta plataforma estão tu e uma pessoa gorda o suficiente para que, caso ela seja jogada dos trilhos, o trem acerte-a e pare antes de atingir as outras cinco.
E agora? É moralmente correto sacrificar a vida desta pessoa gorda, jogando-a nos trilhos do trem, para salvar a vida de outras cinco?
Dilema três
Neste exemplo, saímos das ferrovias e vamos para um hospital. Neste hospital há cinco pacientes necessitando de transplantes. Um precisa de um coração, outro de rins, outro de pulmões, outro de fígado e outro de pâncreas. Há um homem saudável na sala de espera do hospital, compatível com todos os outros cinco pacientes.
E agora? É moralmente correto sacrificar a vida de uma pessoa para salvar a vida de outras cinco?
Conclusões
São três problemas complicados, que não têm uma solução simples. Pessoas diferentes respondem de maneiras diferentes mas, em geral, as respostas são as mesmas, principalmente nos casos 2 e 3.
Acho que cada leitor pode ter as suas e escrevê-las (se quiser) nos comentários. Read more: http://grandeabobora.com/tres-dilemas-morais.html#ixzz12zSXnrQc
Nenhum comentário:
Postar um comentário